1-Administrar a produção deve ser entendido como a organização adotada pelas organizações para a gestão dos processos de transformação, que finalmente produzem os bens que ela se propõe a comercializar ou os serviços que prestam.
Da comida às roupas, dos livros aos aviões, da televisão aos celulares, dos hotéis aos hospitais, tudo foi produzido (entendendo-se que serviço também pode ser produzido) por alguma organização, e seguindo algum método (que é o processo de fabricação ou de prestação do serviço). Para bem entender o significado de tudo, observe o modelo geral da administração da produção. Quando se pensa em produção, deve-se imaginar a reunião de todos os recursos que serão utilizados na produção de bens ou na prestação de serviços. Basicamente temos:
I. Recursos de entrada a serem transformados, como as instalações.
II. Recursos que serão utilizados na transformação, como as pessoas.
III. O processo de produção (transformação), que adquire os produtos de terceiros.
IV. O que sai da empresa, bens e/ou serviços.
V. O ambiente, que pode ser regional, nacional, continental ou global.
As alternativas consideradas corretas são:
Qualquer atividade de produção (para bens ou serviços) pode ser analisada através deste modelo entrada – transformação – saída. Temos assim:
I. Recursos (a serem) transformados: são os que a organização necessita receber (entrada – input) para poder agir sobre os recursos transformados.
II. Materiais (madeira, ferro, bauxita, etc)
III. Informações (de origem bancária, ou de censo populacional, ou de crescimento da riqueza – PIB, etc.)
IV. Consumidores (os que operam, administram, mantêm e planejam a produção)
V. Recursos de transformação: são os que vão passar por uma transformação, por um tratamento, ou serão convertidos, agregando (ou seja, passando a ter maior...) valor após a passagem pelo processo de transformação.
VI. As instalações (edifícios, máquinas e equipamentos, tecnologia, etc.)
VII. Os funcionários (pacientes, clientes em um salão de cabeleireiro, passageiros do Metrô, etc.)
As alternativas consideradas corretas são:
I. Transformação das propriedades físicas: operações de manufatura em sua maioria. Válido para materiais
II. Mudança de localização: operações de entrega de encomendas. Válido para informações
III. Mudança de posse: operações de varejo. Válido para consumidores
IV. Armazenagem ou guarda: empresas que administram armazéns. Válido para materiais
V. Transformação das propriedades informativas: mudança da forma da informação, como por exemplo, o trabalho dos contadores. Válido para materiais
VI. Posse da informação: empresas de pesquisa de mercado. Válido para informações
VII. Estocam ou armazenam informações: como as bibliotecas. Válido para consumidores
VIII. Mudança de localização: como fazem as empresas de telecomunicação. Válido para informações
IX. Mudança das propriedades físicas: resultado do trabalho de cabeleireiros e cirurgiões plásticos. Válido para consumidores
X. “Estocar” ou acomodar: que é o serviço prestado pelos hotéis. Válido para materiais
XI. Mudança de localização: resultado das operações de produção de empresas de ônibus ou aéreas. Válido para informações
XII. Mudança do estado fisiológico: que é o trabalho realizado pelos hospitais. Válido para consumidores
XIII. Mudança do estado psicológico: que é conseguido pelos entretenimentos, por exemplo, (música, teatro, televisão, cinema, rádio e parques temáticos). Válido para materiais
As alternativas válidas são:
4- As saídas (output) dos processos de transformação são bens físicos e/ou serviços, que podem ser vistos em diferentes sentidos:
I. Tangibilidade: que podem ser tocados pela mão. Só se aplicam a serviços.
II. Estocabilidade: que podem ser guardados, armazenados. Só se aplicam aos bens.
III. Transportabilidade: que podem ser transportados, e se aplica a serviços também.
IV. Simultaneidade: diferença de tempo entre produção e consumo. Aplica-se a bens e serviços
V. Contato com o consumidor: os processos de produção ficam longe ou perto dos consumidores. Aplica-se a bens e serviços.
VI. Qualidade: que pode ser evidente ou ser analisada de forma subjetiva. Aplica-se a bens e serviços
Os sentidos acima que podem ser considerados corretos são:
· Volume de saída: as operações podem ter alto ou baixo volume de saída (quantidade de itens produzidos, número de clientes atendidos, etc.), e esta característica resulta em distintas soluções para o processo produtivo.
· Variedade: as operações podem oferecer uma ampla gama, diversidade ou variedade de produtos ou serviços, ou serem especializadas em determinado tipo de negócio.
· Variação de demanda: as operações devem acompanhar as condições de mercado, que resultam em variações no consumo de seus produtos ou serviços ao longo de cada ano.
· Visibilidade: as operações são julgadas pelos consumidores / clientes, em função de distintas características.
Temos assim algumas características que podem ser identificadas em função dos aspectos acima:
I. Quanto maior o volume produzido, maior o custo unitário dos produtos
II. Baixa variedade resulta em um processo padronizado
III. Alta variação de demanda resulta em baixo custo unitário
IV. Alta visibilidade resulta em tolerância de espera limitada
V. Alto volume resulta em baixa repetição das operações
VI. Baixa visibilidade significa que existe tempo entre a produção e o consumo
As alternativas acima que podem ser consideradas corretas são:
Desta forma, podemos afirmar que:
I. A produção é implementadora da estratégia empresarial, quando é ela quem a coloca em prática.
II. Uma estratégia muito original e brilhante não é afetada por causa de uma produção inepta ou ineficiente.
III. A produção é apoiadora da estratégia empresarial, quando desenvolve seus recursos, resultando nas condições necessárias para que a organização atinja seus objetivos estratégicos.
IV. A produção é impulsionadora da estratégia empresarial, quando faz serviços ou produtos melhores, feitos rapidamente, em tempo, com variedade e custos menores que os dos concorrentes.
V. Quando a produção impulsiona a estratégia, resulta em uma vantagem competitiva a curto prazo.
As afirmativas consideradas verdadeiras são:
A figura mostra os objetivos estratégicos observados por cada grupo de stakeholders. Podemos afirmar que cada grupo mostrado na figura, tem objetivos estratégicos esperados, e entre eles podemos afirmar que:
I. A sociedade espera garantir um meio ambiente limpo
II. Os acionistas querem boas condições de trabalho
III. Os consumidores esperam entrega rápida
IV. Os fornecedores pensam em continuar no negócio
V. A sociedade deseja um retorno sobre o investimento
VI. Os fornecedores esperam um preço aceitável
Podemos afirmar que as alternativas corretas são:
Os efeitos externos obtidos pelo bom desempenho dos cinco objetivos de desempenho são:
I. Processos livre de erro
II. Entrega confiável
III. Alta produtividade total
IV. Tempo de entrega reduzido
V. Operação confiável
As alternativas consideradas corretas são:
- Operações de alta qualidade evitam desperdício de tempo, retrabalho ou serviços imperfeitos
- Operações rápidas garantem entregas como planejado
- Operações confiáveis reduzem o estoque em processo
- Operações flexíveis adaptam-se rapidamente às condições de rápidas, dramáticas e incontroláveis mudanças por que passamos no ambiente global.
Assim, pode-se afirmar que uma importante forma de melhorar o desempenho dos custos é melhorar o desempenho dos outros objetivos operacionais. As alternativas corretas acima são: