1- Segundo Sir Monty Finneston (1987), projeto é o processo conceitual através do qual algumas exigências funcionais de pessoas, individualmente ou em massa, são satisfeitas através do uso de um produto ou sistema que representa a tradução física do conceito. Exemplos:
· Produtos: automóvel, televisão, rádio, geladeira, meias, fraldas;
· Manifestações de artistas que podem ser denominadas produtos, como: música, pinturas, esculturas;
· Sistemas: telefone, ferrovia, rodovia, supermercado, orquestra.
Dessa forma, na atividade de projeto deve-se considerar que:
I. O objetivo da atividade de projeto é satisfazer a necessidade dos consumidores.
II. Projeto aplica-se somente a produtos.
III. A atividade de projeto é, em si, um processo de transformação.
IV. Projetos começam com conceitos que serão traduzidos em especificações
As alternativas corretas são:
I. Com o objetivo qualidade, torna-se previsível cada estágio do projeto do produto ou serviço, ao exigir padronização
II. Com o objetivo rapidez, temos a movimentação de materiais, informações ou clientes através dos processos, sem demora
III. Com o objetivo flexibilidade, temos recursos convenientes para produzir o produto ou serviço conforme suas especificações
IV. Com o objetivo confiabilidade temos como resultado no projeto do produto tecnologia e pessoal confiáveis
As afirmativas corretas são:
I. Em serviços, o projetista deve propor algo que o consumidor perceba como algo que atenda suas expectativas.
II. O novo serviço deverá usar o que esta disponível ou não em termos de capacidades da operação produtiva não importando o custo.
III. O projetista de processo (aquele que irá definir como o produto ou serviço será feito, quase igual a quem escreve uma “receita do bolo”) deve pensar no impacto que poderá produzir na habilidade da produção em atender às necessidades dos consumidores.
IV. Local errado, insuficiência de capacidade, tecnologia inadequada e pessoal incapaz nada tem a ver com desempenho ineficaz.
As considerações válidas, acima, são:
4- Frequentemente as organizações tratam o projeto do produto e serviços separadamente do projeto do processo que os produzem. Todavia, para conseguir o intento de satisfazer às necessidades dos consumidores, torna-se imperativo reconhecer que as duas atividades são claramente inter-relacionadas. Pequenas mudanças no projeto de produtos e serviços podem resultar em mudanças profundas na forma de produzi-los, assim como o projeto de um processo pode restringir a liberdade do projeto do produto ou serviço.
I. A sobreposição das duas atividades de projeto é maior em operações que produzem serviços,
II. No projeto de produtos o cliente é envolvido, passando a fazer parte do processo de transformação.
III. A natureza e aparência do serviço, sob a ótica do consumidor, não pode ser separada do processo ao qual o cliente esta submetido.
IV. No projeto de produtos não há porque se preocupar com o projeto dos processos
As considerações acima que podem ser consideradas corretas são:
I. Os filtros de avaliação e escolha podem ser as atividades de Marketing, Produção e Finanças, entre outras
II. No início do processo de escolha, temos muita certeza em relação ao projeto final
III. Ao final do processo de escolha, temos um grande número de opções de projeto
IV. No final do processo de escolha, temos muita incerteza em relação ao projeto final
A(s) alternativa(s) válida(s) é(são):
I. Quando o volume é baixo e a variedade é alta, o fluxo é contínuo
II. Quando o volume é alto e a variedade é baixa, a padronização do produto ou serviço é alta
III. Quando o volume é baixo e a variedade é alta, a tecnologia do processo é específica
IV. Quando o volume é alto e a variedade é baixa, a habilidade dos funcionários é por tarefa
As afirmações corretas são:
7-Uma vez definido o produto ou serviço, de forma integrada com o projeto do processo, faz-se necessário uma atenção especial para finalizar o projeto de tal processo. É chegado o momento de determinar a abordagem geral para gerenciar os processos, denominadas de tipos de projetos, válidos uma vez para produtos e outra para serviços. É realmente difícil valorizar comparações dentro de faixas tão largas de comparação, como a construção de um navio de um lado até a geração de eletricidade no outro. Devido à sobreposição, tanto nas operações de manufatura como nas de serviços, de diferentes tipos de processos, as organizações podem escolher qual tipo de processo podem empregar. Entre estes temos:
B) II e IV
8-Muitas das decisões empresariais consideram a relação Volume x Variedade, a fim de conseguir tomar decisões estratégicas para o momento atual e para o futuro. Em geral a relação mostra uma inversão entre as duas “escalas” de medição, e isso é plenamente explicável em função das características de cada processo, e do tamanho que cada operação adquire com o passar do tempo. Pode-se, assim, afirmar que:
E) A fabricação de carros na Volkswagen Taubaté é tipicamente uma produção em massa
9- Produtos e serviços são as primeiras coisas observadas pelos clientes em uma organização. Assim, o projeto dos produtos e serviços, seu desenvolvimento contínuo e a criação de projetos totalmente novos também ajudam a definir a posição competitiva de uma organização. Pode-se afirmar que todos os produtos e serviços têm três aspectos em relação ao projeto:
C) 2
I. Processo de produção por projeto, que envolvem tempo de contato limitado e pouca customização.
II. Operação de serviços profissionais, que são organizações de alto contato, onde os clientes despendem muito tempo, sendo customizados
III. Processo de produção por lote, que geram produtos únicos, customizados, com longo tempo de manufatura
IV. Processo de produção por produção em massa, que são os que produzem altos volumes de bens com variedade relativamente estreita
8-Muitas das decisões empresariais consideram a relação Volume x Variedade, a fim de conseguir tomar decisões estratégicas para o momento atual e para o futuro. Em geral a relação mostra uma inversão entre as duas “escalas” de medição, e isso é plenamente explicável em função das características de cada processo, e do tamanho que cada operação adquire com o passar do tempo. Pode-se, assim, afirmar que:
E) A fabricação de carros na Volkswagen Taubaté é tipicamente uma produção em massa
9- Produtos e serviços são as primeiras coisas observadas pelos clientes em uma organização. Assim, o projeto dos produtos e serviços, seu desenvolvimento contínuo e a criação de projetos totalmente novos também ajudam a definir a posição competitiva de uma organização. Pode-se afirmar que todos os produtos e serviços têm três aspectos em relação ao projeto:
C) 2
1. Um conceito: que define a relação entre os componentes do pacote.
2. Um pacote de produtos e serviços: que é o conjunto de componentes que proporcionam o benefício definido no conceito;
3. Um processo: que é o conjunto de benefícios esperados que o consumidor esta comprando;
10- Para chegar ao ponto de termos definido o conceito, o pacote e o processo de um novo projeto de produto ou serviço, a atividade de projeto deve passar por diversas etapas, que formam uma das seguintes seqüências aproximadas:
C) Geração do Conceito / Triagem / Avaliação e melhoria / Protótipo e Projeto Final
Nenhum comentário:
Postar um comentário